Site colunapostura da Fisioterapeuta Elizabeth Stern
Cada pessoa tem a sua própria maneira de reagir a agressões como o estresse e os traumatismos, adotando determinados padrões de postura para fugir da dor. Tais padrões frequentemente resultam em vícios posturais, que mais tarde passam a ser, eles também, causa de mais dores e desconforto.
Ao trabalhar com as posturas do paciente, a Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, identifica a origem dos vícios posturais e os corrige.
A técnica da RPG, criada pelo francês Philippe Souchard no início da década de 1970, é baseada em posturas específicas para promover o alongamento muscular, o controle da respiração e o fortalecimento dos músculos responsáveis pelo alinhamento da coluna. É aplicada em conjunto com manobras de decoaptação articular, feitas pelo fisioterapeuta continuamente durante a sessão, para aumentar a mobilidade das articulações do paciente. Deitado, sentado ou em pé, o paciente tem participação ativa no tratamento.
O tratamento é feito em sessões de 50 minutos, uma vez por semana.
Minha função como fisioterapeuta é observar como o outro está, ouvir suas queixas e aplicar os métodos e técnicas do tratamento. Muito importante é dizer ao paciente o que estou vendo, servindo de espelho para ele.
Ao longo do tratamento dou orientações para o cotidiano:
Infelizmente todos temos "desgaste de material" com a idade. Com os desgastes e vícios posturais, ficamos mais vulneráveis às dores. Aprender a lidar com nosso corpo no cotidiano é fundamental.
Elizabeth Stern - Formação em RPG (Reeducação Postural Global) com Philippe Souchard.
Philippe Souchard criou, no início da década de 70, a Reeducação Postural Global, a conhecida RPG.
A técnica é baseada em posturas específicas que têm como foco o alongamento muscular, a respiração e o fortalecimento dos músculos responsáveis pelo alinhamento postural, associados sempre a manobras de decoaptação articular. As sessões são de 50 minutos com frequência semanal.
Durante a aplicação da técnica a atenção é voltada não apenas para a correção da postura e fortalecimento dos músculos, mas também para a respiração adequada e o ganho de mobilidade articular a partir das manobras feitas pelo fisioterapeuta continuamente durante a sessão.
Deitado, sentado ou em pé, o paciente deve ter participação ativa durante o tratamento.